Quem é você no jogo do bicho?

Se você conhece essa frase,provavelmente é meu contemporâneo ou veio antes de mim. Se não sabe bem o que ela significa, esse texto tem alguns conteúdos especialmente escritos para você que é jovem e está chegando agora no mundo do marketing político. 

Lá em 2011, botei na cabeça que queria trabalhar com marketing político e, desde então, sigo em busca dessa resposta. Quem sou eu no jogo do bicho?

Comecei a atuar na área como social media e, já naquele comecinho, entendi que as regras do jogo eram diferentes, mas o campo era o mesmo de sempre. Explico. 

Eu já carregava a experiência de ser social media em uma agência tradicional, produzindo conteúdos para diversos clientes do universo corporativo. Sabia as lógicas de algoritmo, formato dos criativos, estratégias e boas práticas das principais redes sociais. Tudo isso segue igual, seja para empresas, seja para políticos ou mandatos. 

E o que muda na vida de um social media político?

Muita coisa! 

Sei que esta resposta não é animadora, mas é a mais realista que eu poderia lhe dar. Apesar de utilizarmos as ferramentas tradicionais, o desafio é maior por conta do “produto que precisamos vender”. 

Diferente de um tênis da moda ou do lançamento de um game, o conteúdo político quase nunca conta com uma expectativa por parte do usuário. Quase ninguém acorda já pensando em como o político vai se posicionar na internet naquele dia, ou como será o post do aniversário da cidade de determinado deputado. 

Levando isso em consideração, é preciso considerar o momento do eleitor no momento de desenvolver as estratégias de comunicação de clientes políticos e, principalmente, trabalhar a melhor narrativa para a entrega desses conteúdos. 

Ou seja, a cabeça do social media, que geralmente está focada em explorar os benefícios de produtos e serviços, precisa virar a chave e passar a considerar o que o eleitor quer e como é possível empacotar o conteúdo necessário.

E, com base na minha experiência, posso afirmar que isso não é simples. 

Como ser um social media político de verdade?

Sim, acho importante parafrasear o poeta e dizer que “quem é de verdade sabe quem é de mentira”. 

Tem muita gente inserida no mercado sem saber o mínimo sobre política e narrativa e, se você faz parte dessa galera, fico feliz por estar lendo este artigo. 

Para conseguir atender a uma conta política com a eficiência necessária, é preciso estudar. Não há outro caminho. 

Segundo o professor e consultor de Marketing Político, Marcelo Vitorino, são necessárias três esferas básicas de conhecimento: política, comunicação e tecnologia. 

Acredito que, com base nesse tripé, o social media político precisa conhecer o mínimo de cada tópico. 

Não é possível estar totalmente alheio ao cenário político, sob risco de criar um conteúdo incoerente ou com temática polêmica e controversa. 

Por sua vez, não dá para trabalhar como social media sem ter boas noções sobre tecnologia, o que engloba o conhecimento sobre o funcionamento das redes sociais, publicação em sites de diferentes plataformas, ferramentas de agendamento de posts e geração de relatórios, dentre outras. 

E claro, o social media precisa saber tudo sobre comunicação.

Se você leu este artigo até aqui, recomendo que faça uma avaliação de como está o seu tripé de comunicação e quais pontos podem ser melhorados.

Como me preparar para atuar como Social Media em campanhas eleitorais e mandatos 

Algumas ações você pode começar a executar agora mesmo, como assinar newsletters sobre o tema, consumir conteúdos políticos com regularidade, assistir séries e filmes que abordam o assunto e por aí vai. Afinal, só cresce aquilo que você alimenta, portanto, é preciso começar a pensar bastante em política para que ela passe a fazer parte do seu dia a dia. 

Agora, se você quer mergulhar de cabeça nesse mercado que, além de ser enorme, também oferece bons salários, é preciso ir além e investir em conhecimento. 

Para facilitar, preparei uma lista com cursos importantes e que podem lhe ajudar nessa missão. Segue a lista completa:

  • Gestão de Respostas
  • WhatsApp para campanhas 
  • Material de campanha 
  • Live com o candidato
  • Chatbot 
  • SEO 

Anotou?

Se tiver mais algum que você ache bacana, compartilhe comigo lá no Instagram @fernanda.camargos, combinado?

Um grande abraço e te encontro pelo Brasil!